Dicas para uma vida saudável em todos os pilares

Como mencionamos, uma vida saudável não depende de apenas uma categoria de bons hábitos. Para aproveitar o ganho de saúde, qualidade de vida e longevidade, é importante que diferentes partes da sua vida sejam cuidadas com mais carinho.

Antes de passarmos as dicas para uma vida saudável, separamos a nossa lista em 5 pilares principais, representando cada área da sua vida que merece atenção. São eles:

  1. Sono: aumentar a qualidade e o valor que se dá ao merecido descanso é importantíssimo;
  2. Alimentação: não se trata apenas de dietas e emagrecimento, uma alimentação balanceada dá espaço para refeições nutritivas e também para momentos onde só queremos aproveitar;
  3. Trabalho: mais que uma necessidade financeira, trabalhar é uma forma de dar propósito para nossas vidas, mas é importante se cuidar para não viver em função disso;
  4. Lazer: do outro lado da moeda, momentos de lazer, sejam eles individuais ou em família, são essenciais para recarregar as energias e recuperar nossa motivação;
  5. Atividades físicas: é importante se movimentar e ganhar condicionamento físico, não só para melhorar a imunidade e a saúde, mas também para aumentar nossa disposição para enfrentar obstáculos do dia-a-dia.

Agora que você já sabe as partes da sua vida que precisa cuidar melhor, que tal conferir 17 dicas rápidas e práticas de saúde e bem-estar. Sem perder tempo, vamos à elas!

1. Busque dormir sempre no mesmo horário

Dormir bem é também uma questão de hábito, por isso, tente deitar para dormir sempre que possível no mesmo horário. Isso ajuda o seu cérebro a desligar das preocupações e relaxar com mais facilidade no fim do dia.

Essa dica também ajuda quem tem insônia ou dificuldade para dormir. No começo não será fácil, mas aos poucos você vai se acostumando. Vale lembrar que uma boa noite de sono contribui bastante para aumentar a imunidade.

2. Evite o smartphone, computador e TV próximo da hora de dormir

exposição à luz artificial das telas desses dispositivos, especialmente antes de dormir, dificulta o relaxamento e nos mantém agitados, diminuindo também a qualidade geral do sono.

Por isso, nossa dica para uma vida saudável recomenda deixar o smartphone e outros dispositivos longe por ao menos 30 minutos antes da hora de dormir.

3. Chás podem contribuir para o relaxamento

Uma forma natural de relaxar e iniciar o ritual para uma boa noite de sono é tomar um chá antes de ir para a cama. Camomila, maracujá e valeriana formam uma combinação poderosa para te ajudar a dormir bem e aproveitar todos os benefícios que isso traz.

4. Planeje suas refeições

Comer bem é essencial para vivermos com saúde e elevarmos a imunidade. Para diminuir o tempo perdido durante a rotina diária enquanto pensa no que irá comer, uma boa ideia é planejar as refeições da semana de uma vez só.

Por exemplo, você pode planejar as refeições no sábado, ir ao mercado e obter ingredientes frescos, assim não será preciso pensar nisso durante os dias mais corridos da rotina.

Além disso, você pode aproveitar a oportunidade para preparar um verdadeiro banquete no domingo, preparando para começar a semana com a moral elevada.

5. Tenha uma dieta balanceada e sem restrições

Preferir comidas saudáveisevitar frituras e alimentos muito gordurosos é claramente uma boa escolha para ter mais saúde na sua vida. Mesmo priorizando uma dieta balanceadanão deixe que isso te impeça de comer doces, aperitivos e outras delícias que não tem aquele valor nutritivo.

Evite exageros da mesma forma que evita dietas muito restritivas. Comer deve ser prazeroso, o que é bem possível com uma dieta balanceada e bem elaborada.

6. Não fique muitas horas em jejum

Passar horas sem comer nada, especialmente durante a jornada de trabalho, é uma das principais causas de uma dieta irregular. A dica para uma vida saudável aqui é evitar o jejum e levar consigo alguns snacks, para ganhar um pouco de energia ao longo do dia e manter o controle do estômago.

7. Tenha metas realistas

As metas de trabalho devem ser realistas, ou seja, desafiar a evolução sem que sejam inalcançáveis. Principalmente para quem trabalha em home office por conta da pandemia, saber dosar as tarefas diárias pode ser estressante.

Mantenha a calma, pense no tempo que precisa para cada atividade e estabeleça metas realistas sempre que puder.

8. Faça pausas e alongamentos

Principalmente quem trabalha o dia todo no computador, a falta de movimento pode prejudicar a saúde e ocasionar lesões diversas. Para evitar esse tipo de problema, faça pequenas pausas ao longo do dia e adapte alguns alongamentos para fazer no seu ambiente de trabalho mesmo.

9. Evite bloqueios

Bloqueios criativos são estressantes e podem prejudicar nosso bem-estar. Quando empacar em uma tarefa, tente encará-la de um ponto de vista diferente ou faça uma pausa para limpar a mente antes de resolver o problema.

Não se esqueça ainda de pedir ajuda se precisar, duas cabeças pensam melhor do que uma.

10. Não viva só para o trabalho

Falaremos um pouco mais sobre isso a seguir, mas tenha em mente que você é uma pessoa incrível, muito maior do que sua profissão define. No trabalho, dê o seu melhor, mas saiba a hora de parar e descansar, pois isso é essencial até para o bom desempenho.

11. Tenha uma vida social ativa (mesmo na quarentena)

Socializar é uma necessidade do ser humano, assim como beber água. A quarentena não é o fim da sua vida social. Aproveite momentos de lazer para trocar mensagens ou ligar para os amigos e familiares. Manter essas conexões vivas alivia o estresse e nos deixa mais felizes.

12. Faça o que gosta

Mesmo que tenha pouco tempo livre, busque fazer algo que gosta todos os dias. Seja assistir uma série ou um bom filme, jogar cartas, pintar ou qualquer outra atividade. Isso é uma forma de se recompensar ao longo do dia e é ótimo para promover o bem-estar.

13. Procure novos hobbies

Às vezes nos cansamos até de uma coisa que sempre tivemos prazer em fazer, como qualquer uma das atividades citadas acima.

Nesse caso, uma boa dica para uma vida mais saudável é nunca deixar de adquirir novos hobbies. Nunca se sabe o que pode ocupar seus momentos de lazer até tentar algo novo.

14. Faça o que os outros gostam

Tão importante quanto socializar e fazer o que gosta, mostre companheirismo e consideração pelas pessoas que ama ao fazer o que elas gostam e compartilhar um pouco dos interesses delas.

Seja para o marido, esposa, filhos, irmãos ou afins, dedique um pouco de si a quem está por perto e aproveite mais a vida.

15. Pratique atividades físicas regulares

É comprovado que atividades físicas melhoram a auto-estimasensação de bem-estar e a imunidade, sem mencionar o ganho de condicionamento físico. Mesmo que uma simples caminhada, ioga ou treinos funcionais em casa, fuja do sedentarismo para melhorar sua qualidade de vida.

16. Procure desafios na medida certa

Assim como as metas realistas para o trabalho, os desafios na prática de esportes devem estar ajustados à sua realidade. Uma sobrecarga física pode ter efeito negativo, portanto saiba acertar a dose e procure orientação profissional sempre que possível.

17. Tenha uma boa companhia

Atividades físicas também são ótimas oportunidades para socializar e estreitar os laços com uma pessoa importante. Além disso, ter uma boa companhia na hora de praticar esportes é um truque muito eficiente para que ambos se motivem e alcancem juntos os bons resultados.

Conclusão

Essas foram as nossas dicas para uma vida saudável. Mesmo que sejam coisas rápidas e relativamente pequenas, juntas elas podem proporcionar grandes benefícios para sua rotina diária.

Lembre-se de usar essas recomendações para se motivar e aumentar a qualidade de vida, mas não leve tudo a ferro e fogo. Estamos vivendo um período difícil e a última coisa que precisa é de mais pressão. Mantenha a cabeça erguida e siga em frente, com muita saúde e bem-estar.

Categoria:DICAS

Deixe seu Comentário